terça-feira, 24 de julho de 2012

Surpresas de Macapá II - Museu Sacada

O Museu Sacada, na capital amapaense, faz sentir no coração da floresta. Espécies nativas convivem com construções tradicionais.




Habitação dos castanheiros, feita pela própria comunidade tradicional, com matéria prima autentica e original apresenta ao visitante utencílios utilizados para a coleta dos ouriços, armazenamento e retirada da deliciosa castanha do Brasil.



A casa dos Wajãpi, reflete meus sonhos mais profundos. Veja se não é de apaixonar uma casa assim.




Mais de Wajãpi. Residencia de dois pisos com uma escada super interessante. Todas as moradias foram construídas pelos povos e comunidades tradicionais do Amapá. Há uma tv de led que difunde documentário feito durante a construção, em que o arquiteto Wajãpi descreve em sua própria língua e em português as etapas da construção.


A cozinha da casa dos ribeirinhos pode ser vista abaixo. O fogão a lenha tem configuração completamente diferente do que conhecemos como fogão a lenha do nordeste ou do sudeste brasileiros. Apoiado em bancada de madeira é simples e eficiente, abaixo depositada a lenha para alimentar o fogo que cozinha seus alimentos.


Olhem o detalhe do fogão. É possível encontrar para comprar na Casa do Artesão em Macapá - difícil é transportar - assim como cestarias e outros objetos tradicionais da região.



A frente da casa, fica virada para o rio, onde d. Maria acena com seus 'minino' para o barco, chamado de regatão. A palavra define não apenas o barco, como também a prática da compra e venda de manufaturados, remédios e mantimentos.


Mas não para por aí. O museu Sacada e o Amapá ainda tem muito a mostrar. Por isso, entrou por uma porta e saiu pela outra, se alguém puder, me conte outras!

2 comentários:

  1. Estive em Macapá ano passado, em serviço, não sabia desse museu.

    Ótima terça para você, Cláudia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Próxima vez, Will visita lá! Além dessas maravilhas, o almoço regional é delicioso e super bom preço.

      Excluir

O que você acha?